Pesquisador da Unicamp é aprovado para Conselho Estadual de Política Energética

Luiz Carlos Silva terá mandato de dois anos em grupo composto por membros da Alesp, universidades e institutos de pesquisa

Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), coordenador do projeto Campus Sustentável e docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, foi aprovado como novo membro do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). Ele foi indicado na lista Notório Saber e após arguição feita pela Comissão de Infraestrutura, realizada nesta quarta-feira (20) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Sua nomeação é vista como um passo estratégico no sentido de promover o avanço de políticas energéticas, colaborando para a preservação do meio ambiente, o bem-estar da população e o estreitamento do diálogo da Universidade com os poderes públicos.

“Isso aproxima mais a Universidade da administração pública, uma vez que engloba tanto o Executivo quanto o Legislativo. Com isso, contribuiremos mais com o debate em torno de políticas públicas na área de energia”, explica Luiz Carlos. O Cepe tem a função de discutir as diretrizes da política energética do Estado nas próximas décadas e, para isso, a participação da Unicamp é valiosa. “Estamos fortemente inseridos no meio dessa questão da transição energética e em contato com as novas tecnologias que estão surgindo como soluções. Levaremos sugestões para serem debatidas e isso pode virar política pública no futuro”, destacou o novo conselheiro, que destaca como um dos primeiros desafios avaliar e aprovar o Plano Estadual de Energia 2050.

Além de Luiz Carlos, passam a integrar o grupo Virgínia Parente de Barros, economista e professora do Instituto de Energia e Ambiente da  Universidade de São Paulo (USP); Rosana Rodrigues dos Santos, engenheira eletricista; André Lopes de Araújo, engenheiro químico; e Erik Eduardo Rego, engenheiro de produção e professor da Escola Politécnica de Engenharia da USP. Como representantes do legislativo, estão o deputado Rui Alves (Republicanos), como membro titular, e Thainara Faria (PT), como suplente.

Os conselheiros dialogam diretamente com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). O Conselho foi criado em 2002, com base na Lei Estadual 11.248/2002, com o propósito de orientar políticas e estratégias relacionadas ao setor energético. Os membros passam a exercer um mandato de dois anos no Conselho, que pode ser renovado por mais dois. As funções são consideradas serviço público relevante e não são remuneradas.

“Temos feito um trabalho de transição energética muito forte dentro da Universidade, mas agora queremos transbordar isso para a sociedade como um todo. Estamos fazendo diversas ações dentro do campus e isso precisa atingir as cidades e o Estado”, afirmou Luiz Carlos, que reforçou o papel do Legislativo na construção de novas matrizes energéticas. “Essa participação da Alesp no conselho é muito importante, é daqui que saem as políticas públicas. Vamos ter condições de discutir e propor melhorias para o Estado”.

Fonte: Rede Alesp

Inácio de Paula – jornalista bolsista de ciência do CPTEn e do Campus Sustentável Unicamp / com informações de Matheus Batista/Alesp

Texto reproduzido do site do CPTEn