Contratação

Contratação de Energia

O Subprojeto Contratação de Energia do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Campus Sustentável foi criado com o objetivo de estudar a Contratação de Energia Elétrica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A UNICAMP é a única universidade brasileira que se encontra no Mercado Livre de Energia como Consumidora Livre, desde 2002.

A migração para o Mercado Livre geralmente acarreta significativas economias de energia para os Agentes Consumidores. Para os órgãos públicos, entretanto, há uma série de desafios que dificultam esta migração por conta das Leis Federais, Estaduais e Municipais a que estão submetidos. Devido a este fato, considera-se que o estudo da Contratação de Energia da UNICAMP pode gerar informações, dados, metodologias e boas práticas que possam auxiliar os diversos agentes públicos a migrar e/ou contratar sua energia corretamente.

Além das dificuldades de migração para o Mercado Livre, riscos inerentes deste mercado afastam o setor público, como Risco de Exposição no Mercado de Curto Prazo, por exemplo. O dimensionamento e a gestão de risco feitos de maneira adequada auxiliam as tomadas de decisão e evitam a exposição. Quanto comprar, qual flexibilidade e sazonalidade, quando comprar, previsão futura de carga são, portanto, aspectos imprescindíveis em que os gestores devem ter conhecimento técnico para realizar uma contratação segura.

Consumo de Energia

Fonte: Lia Farias

Projeção do PLD – SE/CO

Fonte: CCEE e ONS

Algumas das perguntas que este Subprojeto visa responder são:

  • Como Universidades Públicas podem migrar para o Mercado Livre? Quais são as barreiras e como as transpor?
  • Como contratar energia corretamente? Como dimensionar a quantidade de energia, sua flexibilidade, entre outros?
  • É possível obter um modelo de migração e contratação de energia para universidades e instituições públicas?

As principais etapas deste subprojeto são:

  • Estudo da migração de outros campi da Unicamp para o Mercado Livre;
  • Estudo de metodologias de dimensionamento da quantidade de energia;
  • Análise do processo de contratação de Energia e identificação de pontos de melhoria;
  • Análise dos contratos de energia e Demanda da universidade;
  • Estudo da relação entre comercializadoras e setor público;
  • Estudo da Gestão de Risco.

Ao final deste projeto, pretende-se entregar um modelo de migração e contratação completo para Universidades Públicas. Será criado um modelo e uma ferramenta de avaliação contínua do contrato de compra de energia elétrica da Unicamp, em relação às variações do mercado de acordo com projeções futuras previstas, e com alertas sobre extrapolação de valores contratados ou sobre multas por excedente de reativo.