Unicamp e Olade celebram acordo que amplia impactos do Campus Sustentável

Atualmente, a Olade possui 27 países-membros na América Latina e no Caribe

A parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Organização Latino-Americana de Energia (Olade) promete expandir o alcance dos trabalhos desenvolvidos pelo Escritório Campus Sustentável. A assinatura do Termo de Ampla Cooperação ocorreu na terça-feira, 13, às 14 horas.

“A Unicamp tem se estabelecido como o primeiro campus [universitário] sustentável da nossa Região. Isso é muito fundamental, crucial para a América Latina e o Caribe. Esse esforço inovador precisa ser não apenas divulgado dentro da nossa Região, mas também fora dela. É um salto muito importante na utilização e aplicação de recursos e uma atividade fundamental para os centros universitários”, declara Alfonso Bonilla, secretário executivo da Olade.

Além de Bonilla, Marcelo Knobel e Teresa Atvars, reitor e vice-reitora da Unicamp, e Luiz Carlos Pereira, coordenador do Campus Sustentável, participaram do evento online.

De imediato, segundo Luiz Carlos, a Olade vai proporcionar a tradução e divulgação do livro Campus Sustentável – Unicamp: um modelo de inovação em gestão energética para América Latina e Caribe. A primeira versão da obra é brasileira e está em produção. As edições em espanhol e inglês serão distribuídas nos 27 países-membros da Olade.

Com a Olade, o Campus Sustentável tem ainda a oportunidade de concorrer a editais (inter)nacionais para a captação de recursos financeiros, aplicados no desenvolvimento de projetos e pesquisas. O coordenador destaca também os benefícios para o ensino, por cursos e treinamentos, direcionados aos profissionais do setor elétrico dos países ligados à Olade.

De acordo com Alfonso Bonilla, a integração profissional e a construção de redes de relacionamentos são desafios para essa abrangência territorial. “É parte do nosso compromisso gerar conexões com os espaços de conhecimento de toda nossa Região. Este convênio é o ponto de partida de um trabalho conjunto com a Unicamp para fazer esse conhecimento [o livro] chegar a toda América Latina e Caribe”, finaliza.

O primeiro contato do Campus Sustentável – Unicamp com a Olade foi mediado pelo Ubiratan Castellano. Em agosto de 2020, a conferência Os impactos da pandemia nos mercados de energia da América Latina e Brasil aproximou mais as instituições.

Inácio de Paula | Jornalista de ciência do Campus Sustentável | texto escrito
Giovana Sanches | Ilustração Campus Sustentável | texto imagético